sábado, 24 de maio de 2014

O temido ITEP

Oi genteeeee!!!!

Então, hoje voltei pra falar um pouco sobre o temido Itep e como foi o meu processo!

Eu tentei enrolar ao máximo pra marcar esse bendito teste, mas resolvi seguir os conselhos de uma amiga e fiz logo pq por pior que fosse o resultado eu marcaria e faria de novo depois!
Cheguei na agência e as meninas foram um doce... me tranquilizaram e lá vou eu para o teste.
Você fica sozinha numa salinha e o tempo todo o teste pede pra vc autorizar a ativação da câmera, mas não sei dizer se aquilo realmente funciona!
Os primeiros passos são os ajustes do fone e do microfone, tudo dado o passo a passo em inglês.

Iniciando o teste:
1ª parte: São diálogos curtos (beeem curtos) sobre diferentes temas e depois uma pergunta ao final de cada diálogo. Aparecem umas figuras enquanto você ouve o diálogo, para auxiliar, mas nem sempre ajuda muito. Não consigo me lembrar ao certo quanto tempo, mas acho que são mais ou menos 3 minutos pra responder tds as perguntas. E esse tempo pára enquanto vc ouve o diálogo e só volta quando vc lê a pergunta. As perguntas e alternativas aparecem na tela e ao mesmo tempo vc as ouve.

2ª parte: São diálogos mais longos, uma conversa mais extensa msm, acho que de 3 minutos. Nessa parte é mais fácil entender o que se fala pq o diálogo é longo...maaas, tem que atentar aos detalhes, pois algumas perguntas são meio específicas, por exemplo, tem um diálogo do pai com a filha e no final pergunta qual a profissão do pai, buuut o diálogo não fala, o que ele fala é que tinha medo de prescrever uma medicação errada, portanto deduz-se que ele é médico!
 Nessa parte eles fazem cerca de 3 a 5 perguntas ao final de cada diálogo e como eu disse, algumas não são claramente faladas!

3ª parte: Speaking. Eles te fazem duas perguntas e você tem de 30 a 45 segundos pra pensar e de 45 a 60 segundos pra responder. Uma coisa que eu descobri só na hr do teste, é que vc PRECISA utilizar todo o tempo que eles te dão pra falar, falando!
Sério, você não pode parar de falar antes do tempo, portanto estudem pra falar qualquer coisa, mas falem!!! Nem que seja pausadamente: I love cake. Cake is good. My mom used to make chocolatE cake. Aaaffff
Pra mim caíram as seguintes perguntas: Qual matéria você gostava na escola? O que você mudaria na sua escola? WTF??
Pois é, um saco sem fim...não tinha mais o que falar e o tempo não acabava nunca, usei meu embromation total e saí falando até o que nem tinha a ver com a pergunta! hauhauhauhaua

Bom, acabado o teste, fiz o psicológico que são umas 156325 perguntas massantes, do tipo você aprendeu a ter paciência com as pessoas: Sim - Não - Não sei. Um saco de fazer, mas tudo pra saber se você quer matar alguém la!rs e no final umas questõezinhas de lógica...nem se preocupem!

Quanto a entrevista, bom...em Ribeirão é a Lu que está fazendo e ela é uma graça, muito mesmo! É uma conversa, mais pra ela poder preencher sua ficha e ela é muito tranquila.... então, não se apavorem!

VISÃO GERAL:

Eu achei o teste difícil pra quem tem inglês muito básico. Eu fiz 5 anos de inglês e terminei o nível avançado, mas isso faz mais de 10 anos e como não uso o inglês, me considero num nível intermediário. Mas tenho facilidade pra entender as conversas....
No entanto, quem tem inglês básico, não se apavorem!!!! Vocês sabem que as perguntas e respostas vazaram por aí, certo?! Então é só baixar e estudar por elas que não foge daquilo. No meu caso, caíram uns 2 diálogos que não estavam no arquivo, mas eram fáceis!
Pra quem quiser o arquivo e não estiver encontrando, me deixa um comentário com o email que eu envio!
Daí é só você treinar responder tudo aquilo que dá pra passar! Além disso, no site da APIA tem uns listening pra treinar, claro que não cai aquilo, mas é daquele jeitinho, dá pra treinar o ouvido
Além disso, achei que o nível de exigência deles não é tão alto. Como eu disse, me considero no nível intermediário e embromei legal no speaking, mas mesmo assim tirei nota 5 - Advanced low. É um ponto a menos do máximo, conforme a tabela oficial do da APIA.


Então acho que é isso.... Se estudar os arquivos e treinar da pra passar!!!

Só gostaria De lembrar que esse é o  teste da Experimento - APIA,  não sei como são as outras. 

But don´t be afraid.... é muita pressão pra pouca coisa, sério!!!

Fico por aqui e se gostarem me deixem um comentário!!!

See you soon! ;)

17 comentários:

  1. voce poderia me mandar?
    giuliapizzotti@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, você poderia me mandar o arquivo do teste?

    Ah nao esquecendo... ja de começo estou amando seu blog

    Que Deus te abençoe e boa aventura!!!!
    Seguirei teu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!!! Obrigada pela força, sempre que puder passe por aqui!

      Me envie seu email pra eu te enviar o arquivo! Beijosss

      Excluir
  3. Pode me enviar o arquivo? moreiralarissa@hotmail.com obrigadaaa

    ResponderExcluir
  4. Oieeee, adorei o post!
    pode me enviar o arquivo?
    brendahmoura@hotmail.com.br

    Estou super ansiosa pq ainda tá um pouco longe a data de fazer o meu! E vou precisar ter nível de inglês intermediário :O

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Meninas estou enviando o arquivo pra td md. .. Se alguém não receber me avise! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda tudo bem? Vou começar o processo ainda esse ano e meu maior medo é o ITEP. Você poderia me mandar o arquivo. Obrigado
    Email:Sibele_30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda. Tudo bem? Estou terminando minha faculdade e vou dar inicio no processo, me envia o arquivo por gentileza? laine-viana@hotmail.com
    Estou SUPER NERVOSA!
    Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda! Vou dar início no meu processo esse ano, e nem tava ligada nisso do teste! Tu pode me mandar o arquivo também? Valeu!

    marianatalks@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,td bem? conheci seu blog agora, e estou adorando :D
    Vc poderia me mandar o arquivo por favor?
    luisa.carolina.2008@hotmail.com

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei Luisa!

      Desculpa a demora. Me avise se não receber!!

      Beijos

      Excluir
  10. felipemeneghetti66@hotmail.com

    me manda tbm amanda

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda.
    Muito boa a iniciativa.
    pode me enviar também?

    gabrielacrevilari@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    você poderia me mandar este arquivo?
    nataliegracias@hotmail.com

    obrigada:*

    ResponderExcluir
  13. Oláa, poderia me mandar o arquivo? Obrigada!!

    ingridfernandes002@gmail.com

    ResponderExcluir