domingo, 1 de junho de 2014

Documentação para iniciar

Boa tarde meu povo!!!

Domingo de boa na lagoa, friozinho.... pensei em falar um pouquinho sobre tudo o que precisamos até o momento de ficar online (Etapa em que estamos), pra que vcs possam entender como funciona realmente o processo!

Inicialmente, você recebe um contrato, no meu caso o dia em que fui na agência pra conhecer e entender o programa não fechei nada, fui pra casa falar com meus pais e então, quando me decidi, recebi o contrato por email e depois postei pra agência via sedex o contrato assinado! E recebi o boleto feito em 5 vezes, mas acabei pagando a vista (Não tem desconto).
Dai pra frente você começa a correr atrás da documentação e tooodo o processo depende somente de você! Então, o tempo que leva do dia que você inicia até o dia que você fica online, depende da sua agilidade em apresentar as documentações. Enquanto você corre atrás de tudo, você vai preenchendo o application online.

Application online: É um perfil na internet. Você cria sua senha e começa a preenche-lo. Nele você vai colocar os dados pessoais, como endereço, telefone etc. Coloca também suas experiências profissionais, seus hobbies, suas experiências com crianças, sua experiência em dirigir.
O mínimo que eles exigem de experiência com crianças é de 200 horas, mas a própria agência já avisa que 200 horas é pouco, pois as meninas costumam aparecer com mais de 1000 hrs.... Então, é legal ter um mínimo de 800 hrs.
Não tem experiência com criança??? Corre atrás..... o vizinho, a amiga, a amiga da amiga, a creche!!
Depois, você vai precisar preencher alguns formulários: 2 referências de cuidados com crianças (As mães das crianças que vc cuidou), 1 referência pessoal (professor, amigo, chefe) e 1 formulário médico. A agência diz que liga pra checar as referências, mas pras minhas ninguém ligou!!!!
Como referência pessoal eu coloquei uma amiga, pra quem eu trabalhei por um tempo e o médico eu simplesmente marquei um clínico geral e ele preencheu numa boa. Tem médico que embaça.... o meu ginecologista não quis fazer, então eu fui em outro!
Esses formulários são em português e em inglês...se a pessoa não sabe falar inglês ela assina somente o que está em português e depois que você traduzir as respostas escreve translated by.... Esses documentos são escaneados e colocados no application também, e os papéis enviados pra agência.
Além disso você deve postar cópia autenticada da CNH (Com validade de pelo menos 18 meses), cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, cópia autenticada do passaporte, atestado de antecedentes criminais (tira pela net), cópia da carteira de vacinação e uma cópia dos termos e condições do Itep, que a agência te manda por email e você assina. Todos esses documentos também devem ser enviados pra agência.
Eu não tinha Passaporte, mas agendei rapidinho e em uma semana você volta pra pegar...So easy!
Coloca 6 fotos no application + a foto do perfil, sendo que pelo menos uma deve ser de corpo inteiro.
Carta pra Host Family:  Escrevemos uma carta com pelo menos 600 palavras. (Em outro post darei dicas de como fazer a carta!)
Vídeo:  Gravamos um vídeo de no máximo 3 minutos pra família (em outro post falaremos sobre isso!)
E depois que você é aprovado no ITEP, seu certificado aparece no seu perfil, juntamente com mais alguns documentos que a agência fica responsável por postar.
Estando tudo pronto, a agência revisa seu perfil e envia pra APIA, que também revisa e, estando tudo certo, vc fica online!!! AEEEEEEE
É claro que a agência da uma enrolada...ou somos nós que estamos muito ansiosas!rs só sei que todo mundo fica em cima tentando agilizar!
Mas no fim tudo da certo!! Então, como vcs podem ver, essa etapa do processo depende unicamente de vc e do tempo que vc leva pra arrumar tudo!!!


Boa sorte pra quem tá começando e vamo que vamo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário